Ribombo estreia seu primeiro documentário e oferece oficinas na 7ª Semana Nacional de Educação Infantil de Joinville


O Grupo de Pesquisa Ribombo participará da 7ª Semana Nacional de Educação Infantil de Joinville - SC, que acontece do dia 20 a 24 de agosto. Durante o evento, estreia seu primeiro documentário e ministra oficinas para educadores e educadoras da região, interessados/as em Educomunicação Socioambiental e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.  

O seminário tem como finalidade divulgar as experiências do cotidiano da Educação Infantil do município  e, nesta edição, propõe um diálogo a respeito do tema “Infâncias, Espaços e Currículos” por meio de atividades como palestras, oficinas e fórum. 

Entre as atividades, está o lançamento do documentário "1, 2, 3 Brincando - Reinventando Espaços Escolares", gravado durante visita aos mais de 70 Centros de Educação Infantil da cidade, em parceria com a produtora L32 Filmes e integrantes do Ribombo. Trata-se do primeiro filme realizado pelo grupo de pesquisa e apresenta, por meio de depoimentos da comunidade escolar, a transformação do olhar sobre o brincar e o cuidar na Rede de Educação Infantil e como essa mudança de sentido interferiu nos espaços educativos. A estreia acontece no dia 21 de agosto, a partir das 19 horas, no Teatro Juarez Machado.

No mesmo dia 21, o Prof. José Vicente de Freitas, coordenador do Ribombo, ministrará a palestra “Espaços Educadores Sustentáveis: um Programa de Educação Básica no Município de Joinville”. Outras intervenções acontecem nos dias 22 e 23 de agosto, durante a palestra " Infâncias, espaços e currículos".


No Centro de Convenções Alfredo Salfer acontecem ainda atividades paralelas, como as oficinas de Educomunicação Socioambiental e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com o/as integrantes do grupo de pesquisa, MsC.. Felipe Nóbrega Ferreira; e o/as produtore/as audiovisuais Luciano Oschelski, Pablo Bech e Rachel Hidalgo.  


O evento, que faz parte do Calendário Escolar do Município, é realizado por meio da Secretaria de Educação de Joinville e a participação é gratuita. Veja a programação completa aqui.

Foto de capa: CEI ITAUM, Joinville/SC. Foto: Rachel Hidalgo