Acontece a abertura do VIII Encontro da Rede Braspor


O município de Rio Grande sedia pela primeira vez o evento da Rede BRASPOR com a presença de pesquisadores de diversos estados do Brasil e diversas regiões de Portugal.

Na manhã desta quarta-feira (19/09), ocorreu à cerimônia de abertura do VIII Encontro BRASPOR, realizado no Centro Integrado de Desenvolvimento do Ecossistema Costeiro do Extremo Sul – CIDEC-SUL dentro da Universidade Federal de Rio Grande – FURG, que contou com a presença na mesa de honra do evento, Danilo Giroldo, vice-reitor da FURG, Alexandre Machado, diretor Geral do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS campus Rio Grande, Regis de Lima, gerente de gerenciamento costeiro do Ministério do Meio Ambiente – MMA, Miguel Albuquerque, presidente do VIII Encontro BRASPOR, Joana Freitas, coordenadora da Rede BRASPOR em Portugal e Silvia Pereira, coordenadora da Rede BRASPOR no Brasil, os quais ressaltaram a relevância da realização do evento, em especial na cidade de Rio Grande. 

Seguindo a programação foram lançados os livros Geomorfologia da costa central e sul do Rio Grande do Sul do Doutor Ulisses Oliveira da FURG, o qual possui um cunho didático e o livro VIII Encontro da Rede BRASPOR do Doutor Luís Canela e da Doutora Ana Roque, ambos da Universidade de Lisboa, sendo a 7° obras publicada dos encontros da Rede BRASPOR.

Dando continuidade ao evento, foi realizada a conferência de abertura com o Doutor João Guerra da Universidade de Lisboa, com a apresentação de seu trabalho “A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Uma nova matriz para a mudança?”, em que relatou na apresentação as cinco
grandes áreas da Agenda 2030, sendo elas pessoas, planeta, prosperidade, paz, parcerias e economia, e também ressaltou seus questionamentos sobre o lema da Agenda 2030: “Não deixar ninguém para trás.”, assim proporcionando o debate do tema entre o autor e os ouvintes da apresentação. Também seguindo a programação da manhã do evento foram apresentados os e-posters do tema Interação Homem-Meio nas Zonas Costeiras e nas Bacias Hidrográficas, que contou com a apresentação de mais de 30 pesquisas relacionadas ao tema.

Durante a tarde de quarta-feira foi realizado uma saída de campo com os pesquisadores estrangeiros e de outros estados brasileiros ao centro histórico da cidade até os molhes da barra, em que desfrutaram de um passeio nas vagonetas, que são um símbolo do município.

O VIII Encontro BRASPOR pretende durante os quatro dias de evento, que iniciou nesta quarta, analisar e discutir trabalhos científicos e técnicos sobre as zonas costeiras no Brasil e em Portugal com a apresentação de mais de cem pesquisas na área de zonas costeiras. 

Lisandra Roldão
Graduanda em Jornalismo
na Universidade Federal
de Pelotas - UFPEL. 






Foto de capa: Luiza dos Santos Osório