VIII Encontro da Rede BRASPOR transmitido ao vivo pelo canal do Ribombo

Do dia 19 a 22 de setembro, acontece na Universidade Federal do Rio Grande -FURG, o VIII Encontro da Rede Braspor - Saindo da zona de conforto: a interdisciplinaridade das zonas costeiras. Parceiro da rede, o grupo de pesquisa Ribombo fará transmissão ao vivo do evento por meio de seu canal do YouTube.

A programação é composta por temas específicos e aplicados, multiplicando, assim, o nível de conhecimento técnico-científico entre o/as participantes do evento, independentemente dos seus países de origem e de seus interesses acadêmicos e profissionais. Por isso, contará com a participação de especialistas ligados às instituições de ensino e de pesquisa ibero-americana, além de profissionais de órgãos ambientais e setoriais, da iniciativa privada e de ONG’s. 

Integrantes do Ribombo também participam do evento com exposições orais nos dias 20 e 21 de setembro, a partir dos trabalhos: "O caso do barro da praia do Cassino: incidências e interpretações acerca dos depósitos lamíticos na zona costeira da cidade do Rio Grande", do Drn. Felipe Nobrega; "Práticas de resistência socioambiental na zona costeira gaúcha: o caso do Movimento Fora Celulose!", do Mscn. Gabriel Ferreira; e "Uma praia em preto e branco: a contribuição de aportes imagéticos na relação ser humano-meio", da Mscn. Rachel Hidalgo. Já professor José Vicente de Freitas, coordenador do grupo, media a Conferência temática 2, que ocorre no dia 20 de setembro.

A Rede Brasil-Portugal de Investigações Costeiras (REDE BRASPOR) visa criar novas sinergias entre pesquisadore/as e grupos de pesquisa dedicados ao estudo dos sistemas costeiros dos dois lados do Atlântico, imprimindo novas dinâmicas propiciadas por abordagens mais holísticas que contemplem conjuntamente o meio natural e o ser humano que o explora e modifica.