Entrevistas - Especial Rede BRASPOR

Rachel Hidalgo, Gabriel Ferreira e Matheus Randig gravando entrevista com a Dr.ª Ana Gonçalves, na FURG.

Entre os dias 19 e 21 de setembro de 2018, a Universidade Federal do Rio Grande e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande, sediaram o VIII Encontro da Rede Braspor.

A Rede BRASPOR refere-se a uma comunidade multidisciplinar de cooperação e intercâmbio formada por investigadores brasileiros e portugueses que se interessam e dedicam ao estudo dos sistemas costeiros. E desde 2011, movidos por este propósito, a rede vem promovendo encontros presenciais, que se alternam entre Brasil e Portugal, com o objetivo de compartilhar os resultados de pesquisas, na intenção de intercambiar experiências e estratégias metodológicas, com o propósito de refletir sobre diferentes perspectivas teórico-conceituais, e na intenção de, pelo encontro, viabilizar o diálogo entre diferentes saberes e, na soma de todas as intenções e disponibilidades que ali se apresentam e interagem, buscar novas possibilidades de compreender os fenômenos socioambientais, histórico-culturais, climáticos e econômicos que tem como cenários as áreas litorâneas desses dois lados do atlântico. 

Na 8ª edição do Encontro Anual da Rede Braspor, tivemos a oportunidade de realizar, como anfitriões, um conjunto de entrevistas com os colegas pesquisadores portugueses, recurso este que utilizamos para conhecer um pouco melhor suas trajetórias, interesses, pesquisas, vínculos, enfim, para que se constituísse em mais uma oportunidade para reforçar nossos laços e propósitos em torno da Rede.

Assim, a Equipe do Ribombo, apresenta e compartilha com à comunidade acadêmica e a comunidade em geral interessada nos ecossistemas costeiros, um bate papo mais intimista e nem tanto formal com os professores e pesquisadores, como:






Conversando vamos nos descobrindo uns aos outros, uns nos outros! Ai um sentido oportuno para a noção de sustentabilidade, a oportunidade de aprendermos a nos sustentarmos mutuamente. E nessa convicção, uma possibilidade real de revolução.


______________________________________________________________________________________________________________________



Pós-Doc em Ciências Ambientais, professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - PPGEA/FURG.