Uma experiência no campo da Educomunicação com profissionais da educação do município de Joinville/SC



No processo de construção do Projeto Político Pedagógico do Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação do Município de Joinville/SC, Centro este que vem se instituindo a partir da ênfase na “Promoção da Cultura da Sustentabilidade”, um grupo de gestores e docentes vivenciaram uma oficina temática sobre educomunicação socioambiental. No trabalho coordenado pelo professor José Vicente de Freitas e facilitado pela participação de Felipe Nóbrega Ferreira, Rachel Hidalgo e Luciano Oschelski, pesquisadores do Ribombo, oportunizou-se uma imersão teórico-conceitual no tema da educomunicação e uma vivência na produção audiovisual a partir dos recursos disponíveis no celular e tomando como pretexto de produção os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OD’s).

Gestores e Docentes envolvidos na oficina, após um rápido contato com conceitos e estratégias básicas da produção audiovisual, foram lançados ao desafio de produzir, no contexto da própria oficina, breves peças educomunicativas, tendo igualmente sido estimulados a replicar e reinventar a educomunicação socioambiental como pretexto pedagógico no âmbito das suas unidades escolares.

Criatividade, diversão, inventividade, iniciativa, descobertas e potência de ação são palavras que talvez possam sintetizar aquele momento de formação. Reunimos neste espaço o conjunto das peças audiovisuais produzidas pelos gestores e docentes que participaram da oficina como forma de compartilhar e espraiar um pouco daquela vivência para toda a rede dos profissionais da educação do município de Joinville e com todos aqueles interessados em educomunicação socioambiental. Compartir como pretexto para nos aproximarmos. Compartir como forma de intercambiar experiências. Compartir como forma de ser e estar no mundo.

Observação: Pela quantidade de pessoas envolvidas naquela formação, optamos por não atribuir os créditos correspondentes a cada um dos vídeos. As autoras e autores são dedicadas(os) profissionais da educação de Joinville, educadoras(es) que estão assumindo um protagonismo importante na construção de uma educação de qualidade naquele lugar.




















______________________________________________________________________________________________________________________



  Pós-Doc em Ciências Ambientais, professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - PPGEA/FURG.