Reinventando o espaço escolar (Ebook)



No último dia 22 de agosto, o Grupo de Estudos e Pesquisa Ribombo e a Secretaria de Educação do Município de Joinville promoveram evento de lançamento do livro intitulado Reinventando o Espaço Escolar, concebido com o objetivo de registrar o esforço da comunidade dos profissionais da educação daquela rede que, pelo empenho, envolvimento coletivo e movidos por sonhos e desejos de
transformação, assumiram o compromisso com a (re)invenção dos seus espaços escolares.

Como premissas, a referência em conceitos que inspiravam uma mudança paradigmática no ensino infantil e a convicção na ideia de que “o que faz um jardim são os pensamentos dos jardineiros” foram elementos motivadores de uma verdadeira revolução que, há uma década, vem transformando os centros de educação infantil em estruturas educadoras sustentáveis que, ao recriar seus espaços internos e externos, geraram novos pretextos pedagógicos, que se redefinem a cada dia e que dão suporte a promoção da cultura da sustentabilidade nas suas mais variadas nuances e formas.

Essa experiência, exitosa e consolidada, desencadeada a partir da instituição do programa “reinventando o espaço escolar”, foi se instituindo por meio de processos formativos continuados e permanentes, pelo desenvolvimento de novas metodologias e tecnologias pedagógicas e pela busca do envolvimento participativo da comunidade, agregando a disposição, as vivências e acúmulos dos pais, de entidades, associações, do setor público e produtivo, enfim, dos diferentes segmentos que compõem a sociedade joinvillense. A ininterrupção deste programa como estratégia de política pública de educação para o ensino fundamental foi móvel igualmente relevante para a condição alcançada de iniciativa bem-sucedida.

Com trajetória, história e resultados, um acordo de cooperação entre o Ribombo e a SED de Joinville decidiu pela produção de um conjunto de materiais, entre os quais a composição de um documentário (1,2, 3 Brincando), elaboração de artigos para veiculação em periódicos nacionais e internacionais, e a produção deste e-book, como estratégias de publicização e compartilhamento da experiência, mas
também como forma de atribuir os créditos e reconhecimentos aos verdadeiros autores e autoras desta conquista: aos profissionais da educação e a comunidade de Joinville.

Os resultados alcançados e a consolidação desta proposta pedagógica no contexto dos Centros de Educação Infantil ganharam lugar próprio no Plano Municipal de Educação (2015-2025) e lançaram o desafio da ampliação do programa a todo o ensino fundamental, que já assumiu a tarefa, referenciado no propósito de “assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem”, viabilizando assim a constituição de homens e mulheres que serão capazes de construir uma sociedade de direitos, ambientalmente justa e sustentável.

O livro está organizado da seguinte forma: uma primeira seção, introdutória e de contextualização. Do ponto de vista institucional e de rede, narra-se o nascimento desta proposta pedagógica e a convergência das iniciativas em torno do Programa “Reinventando o Espaço Escolar”. A segunda seção é dedicada às unidades escolares, em particular, aos Centros de Educação Infantil, que dão ênfase a sua narrativa particular no processo de desenvolvimento, instituição e materialização das ideias de reinvenção. Aos textos produzidos por cada um dos CEIs, segue-se um conjunto de fotografias que buscam registrar os significados concretos dados pelas escolas ao conceito de “espaços educadores sustentáveis”. A terceira e última seção, documenta, por meio de um breve texto introdutório, e por uma coleção de imagens correspondentes, os primeiros passos no desenvolvimento da experiência no âmbito das unidades do ensino fundamental.

Com amorosidade, convidamos você a compartir esta história construída a muitas mãos e que vai dando sentidos e significados ao papel que a comunidade de Joinville vem atribuindo à educação. Uma obstinação: a crença de que a partir da escola somos capazes de desenvolver as habilidades, os conhecimentos e afetividade necessária para cuidarmos uns dos outros, do nosso lugar, transformando-o num lugar melhor para se viver e ajudando a mudar o mundo.

Equipe Ribombo 

Para acessar o livro na íntegra, é só dar um clique ao lado: LINK