#PODCASTRIBOMBO reflete sobre o Magistério


Um programa repleto de dicas, provocações e relatos acerca da vida do trabalhador do magistério em escolas na zona oeste de Rio Grande. Do Batman da Z/O andando a cavalo, à fragmentação da categoria e o recalque vindo de invejosos e invejosas em função de sua ascensão na carreira, o episódio dessa semana vem no sentido de debater os desafios e problemas encontrados pelos professores e professoras das redes estadual e municipal de ensino.

Nesse episódio recebemos a professora de História das redes estadual e municipal da cidade de Rio Grande e amiga do Ribombo, a queridíssima Andreia Priscila Honorato, a auto-denominada "bombeira do conhecimento", que vem nos falar sobre o cotidiano de uma trabalhadora do magistério cuja disciplina é marginalizada dentro da grade curricular. Também nesse episódio contamos com a participação por áudio do professor da rede municipal Felipe Lima, e dos integrantes do grupo de pesquisa Luisa Ruthner e Felipe Nobrega.

Para além de relatar um pouco sobre a condição de vida do professor, que por si só já significa exercer uma profissão extremamente desvalorizada, no contexto brasileiro, os participantes do episódio debatem sobre as relações existentes entre professor e aluno, professor e comunidade, e as famosas picuinhas entre a própria categoria. Um episódio marcado por relatos de quem tem marcado em si as experiências do exercício de uma profissão tão nobre, amada e temida ao mesmo tempo; mas que se faz presente, como sempre, boas risadas, e um recado dos professores: "deem aula para o 6º ano do turno da tarde!"

Vêm com a gente nessa conversa sobre a vida do profissional do magistério, conhecendo seu dia-a-dia, seus dilemas e os lugares onde se diverte.


Dá pra ouvir o programa nos links do:

Spotify:


Google Podcasts:


E também na página da Furg: https://salapodcast.furg.br/podcast/ribombo

Participantes: Andreia Priscila Honorato, Felipe Lima, Luisa Ruthner e Felipe Nobrega
Coordenação do projeto: José Vicente de Freitas e Felipe Nobrega
Direção e edição: Alisson Lucena