Primeira formação em Educomunicação Socioambiental em Rio Grande - RS

Foto: Alisson Lucena


O grupo de pesquisa Ribombo é natural da cidade de Rio Grande - RS, por meio da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Entretanto, o último dia 26 marcou a primeira oportunidade de compartilhar conhecimentos sobre Educomunicação Socioambiental e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em nossa própria casa, na companhia de professoras e professores da Rede Pública de Ensino da cidade.

E o dia foi longo! No primeiro momento, como pode ser visto aqui, recebemos a professora Maíra Proietti (FURG) e a oceanóloga Paula Canabarro (CRAM) para conversar sobre práticas que hoje impactam os diversos ecossistemas marinhos. E a proposta, com foco na Educação Ambiental, ficou por conta do professor José Vicente de Freitas que lembrou a importância de utilizarmos processos criativos e conectados com o nosso tempo histórico para auxiliar na reflexão a cerca dos problemas atuais. 

Felipe Nóbrega - foto: Alisson Lucena

Assim chegamos ao ponto: vamos fazer um filme? Felipe Nóbrega e Rachel Hidalgo promoveram uma oficina prática de produção audiovisual, direcionando a temática para o ODS 14, A Vida na Água, em que os(as) participantes puderam abordar os assuntos discutidos até o momento por meio da linguagem fílmica. E tudo isso feito com a ajuda dos nossos próprios celulares, afinal, uma das intenções é apontar que esse pequeno equipamento, que anda no bolso de toda a comunidade escolar, no meu e no seu, faz muito mais do que enviar algumas mensagens, foto de gato e looongos áudios. 

Rachel Hidalgo - foto: Alisson Lucena

E depois de apresentar algumas ferramentas básicas para a produção, a turma se dividiu em quatro grupos e saiu munida de mapinhas da FURG para buscar locações, objetos de cena, figuração e tudo o mais para, assim, criar um curtinha pela primeira vez, protagonizando a ação educomunicativa. Depois disso, tivemos a nossa própria sessão de cinema, em que rimos uns(umas) dos(as) outros(as) e descobrimos novas formas de contar histórias através das experiências de todos(as) que estavam ali presentes.

A cobertura do encontro ficou por conta do Alisson Lucena, que não apenas auxiliou a experiência, como também participou de um dos subsídios que utilizamos no momento expositivo. E a notícia é quente: ele acaba de estrelar um dos filmes que apresenta a influência da trilha sonora e da montagem para a linguagem audiovisual, ao lado do Felipe e também do Rafael Simione - produção imperdível que pode ser vista bem aqui.

Abaixo, apenas a parte da nossa memória que foi gravada pelos celulares. Todo o resto do divertimento vai ficar na lembrança, junto ao aprendizado que partilhamos neste dia. 


A caneca está ao alcance



A natureza se vinga




Biguá




Educomunicação




_____________________________________________________________________________

Graduação em Comunicação Social (UNISANTOS), licencianda em Artes Visuais (UNIP), mestrado em Educação Ambiental 
(CAPES/FURG) e doutoranda no mesmo programa (CNPq/FURG).
Tema de pesquisa: Educomunicação Socioambiental em Zonas Costeiras