#PODCASTRIBOMBO bate um papo sobre história e patrimônio


Um programa regado à muita energia emanada pelo nosso querido Deus Sol, que após uma semana de desaparecimento, resolveu dar as caras para o proletariado poder retirar o mofo do corpo e poder realizar suas atividades com um pouco mais de ânimo, devido ao fim da constante chuva. O episódio dessa semana discute uma das principais áreas escolhidas pelos historiadoras e historiadores para seguir carreira, o Patrimônio.

E quem vem conversar sobre esse importante campo de atuação - tanto do historiador, quanto do museólogo ou do arquivólogo - com o Ribombo é a Olivia Nery, que é formada em História Bacherelado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), possui Mestrado em Memória Social e Patrimônio pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e atualmente está fazendo o Doutorado em Patrimônio na PUC-RS. A Olivia nos fala um pouco sobre sua trajetória de estudo da área patrimonial, desde seu TCC, passando pelo seu trabalho em museus até chegar ao seu doutorado. E as personificações do grupo se encontram nas pessoas de Felipe Nobrega, da Sabrina Araujo e de nosso editor-chefe, Alisson Lucena.

E mais uma vez, o grupo recebe uma pesquisadora que consegue transmitir através de sua fala o quão imensa é a identidade que ela tem com seu campo de estudo, e por consequência, campo de atuação; debatendo sobre as variadas ideias de patrimônio, preservação, e a sempre presente reflexão quanto às formas de estabelecer um verdadeiro contato com a comunidade sobre os trabalhos desenvolvidos dentro da Universidade.

Por isso, ouça esse episódio que está muito interessante enquanto produz sua Vitamina D pegando um sol na sua casa, no seu trabalho, no deck do Centro de Convivência ou no famigerado morrinho!


Dá pra ouvir o programa nos links do:

Spotify:


Google Podcasts:


E também na página da Furg: https://salapodcast.furg.br/podcast/ribombo

Participantes: Olivia Nery, Sabrina Araujo, Felipe Nobrega e Alisson Lucena
Coordenação do projeto: José Vicente de Freitas e Felipe Nobrega
Direção e edição: Alisson Lucena