Carlos Nobre é entrevistado pelo Roda Vida


Na última segunda o professor Carlos Nobre foi entrevistado pelo Roda Viva. Nobre é uma referência internacional quando o assunto é mudanças climáticas e alterações globais, e nesse programa ele pode apresentar uma série de dados, mas sobretudo pontos de vista sobre o tema que merecem ser publicizados.

O pesquisador evita o alarmismo, mas é bastante direto quando diz que já entramos em um caminho sem volta, e que nesse momento estamos lutando contra escolhas feitas anteriormente, cabendo a uma série de trabalhos, pesquisas, políticas, e fundamentalmente, vontade social, propor e construir alternativas de vida na Terra.

Sobre o desmatamento Nobre também afirmou que o Brasil não vai conseguir cumprir a meta de redução que foi pactuada. Tal situação irá de encontro ao acordos internacionais, os quais são defendido por ele como instrumentos de governança que geram parâmetros importantes de avaliação e trabalho interdisciplinares.

Pra quem não sabe, o cientista Carlos Nobre é formado em Engenharia eletrônica, com doutorado em Meteorologia no Massachusetts Institute of Technology. Ao longo da carreira foi chefe do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos e do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do INPE; vice-presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas; Alto conselheiro da ONU junto ao IPCC e membro do Conselho Científico da Secretaria Geral da ONU.





Felipe Nobrega Ferreira
Graduação em História (FURG),
mestrado em História (UFRGS) e doutorando em Educação Ambiental (CAPES/FURG).
Tema de pesquisa: Fenômenos Ambientais Costeiros e Mudanças Climáticas.