#PodcastRibombo trata sobre o Processo Civilizatório em Rio Grande no séc. XIX


Quais os melhores métodos para se conquistar o carisma e a atenção do profissional que trabalha em arquivos, museus e bibliotecas? Até que nível um suborno pago com chocolates é válido pela busca da documentação necessária para a sua pesquisa? Essas e outras técnicas de pesquisa vocês encontram neste episódio do podcast do Ribombo.

O episódio de hoje trata do Trabalho de Conclusão de Curso do menino Douglas, que também é um integrante do Ribombo, porém muitas vezes se negou a participar do podcast, mas dessa vez conseguimos fisgar o colega. E discutindo sobre o tema de seu trabalho, juntamente com o Douglas Nunes, estão o Felipe Nobrega, o Gabriel Ferreira, o Guilherme Almeida e escondido atrás do gravador o Alisson Lucena, coordenando tudo pelas sombras.

O TCC do Douglas se baseia no estudo do Processo Civilizatório ocorrido na cidade do Rio Grande - RS, ocorrido na segunda metade do século XIX, e já o tendo defendido, ele vem nos explicar um pouco sobre como foi o processo de realização da pesquisa, desde o primeiro contato com as atendentes da Biblioteca Riograndense, até sua defesa. 

O que seria o Processo Civilizatório? Qual corrente historiográfica Douglas usou em seu trabalho? Que autores e conceitos foram basilares para o desenvolvimento da pesquisa? Ao longo do caminha surgiram desentendimentos com seu orientador? Ouve esse episódio e descubra!

Acesse o Tcc do Douglas aqui.

Ouçam e compartilhem pelos links:



Google Podcasts:


E também na página da Furghttps://salapodcast.furg.br/podcast/ribombo

Participantes: Douglas Nunes, Gabriel Ferreira, Felipe Nobrega, Guilherme Almeida e Alisson Lucena
Coordenação do projeto: José Vicente de Freitas e Felipe Nobrega
Direção e edição: Alisson Lucena