Primeiro simpósio temático sobre Educação Ambiental no CLAEC, em Jaguarão



V Encontro Humanístico Multidisciplinar (EHM) e o IV Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares aconteceram na última semana de novembro. Os eventos, organizados pelo Instituto Conexão Sociocultural, com apoio do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) e em parceria com a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), promoveram a temática “Pesquisa e Sociedade: desafios e possibilidades de relevância e visibilidade da pesquisa acadêmica”.

E entre 20 simpósios temáticos que giravam em torno do universo da multidisciplinaridade, pela primeira vez, esteve um sobre Educação Ambiental: "Abordagens e proposições para novas formas de construção de conhecimento", coordenado pelos/as pesquisadores/as do grupo de pesquisa Ribombo, Felipe Nóbrega e Rachel Hidalgo.


O encontro promoveu discussão sobre justiça ambiental, espaços educadores sustentáveis, medicina humanizada, educação estética-ambiental, entre outros, e reuniu autores/as, entre estudantes e professores/as, de diferentes universidades da região. E para quem imagina que o grupo enfrentou dificuldades para encontrar uma narrativa em comum em suas pesquisas, engana-se! Cada apresentação, juntamente aos debates, foi pontuada pelo universo que ocupava dentro das mais diversas abordagens do campo da Educação Ambiental e, juntos/as, todos/as puderam dialogar e contribuir para o avanço de cada trabalho participante.

Além do simpósio, o Ribombo também esteve representado nas apresentações dos trabalhos: "Fenômenos costeiros: o caso da lama na praia do Cassino ao longo do século XX e uma proposta de Educação Ambiental", de Felipe Nóbrega; e "Práticas de resistência socioambiental: o caso do movimento Fora Celulose", de Gabriel Ferreira, Felipe Nóbrega e Rachel Hidalgo.

Assim, o grupo de estudos segue compartilhando os resultados de suas pesquisas, além de buscar sempre novas oportunidades de diálogo e discussão sobre o campo da Educação Ambiental.