Chamada para submissão de artigos para a revista Ambiente & Educação



A Revista Ambiente & Educação comunica que se encontra aberta a submissão de trabalhos para publicação em edição, com o Dossiê Temático “Fenômenos Ambientais Costeiros em Tempos de Mudanças Ambientais Globais”. Esse número será organizado pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação e Gestão Ambiental, Mudanças Climáticas e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em áreas litorâneas – Ribombo, coordenado pelo Prof. Dr. José Vicente de Freitas (FURG) e pela Prof. Dra. Sandra Lestinge (UFPI).

A proposta deste dossiê apresenta como perspectiva a natureza costeira em sua própria historicidade, reconhecendo seus fenômenos, a partir das singularidades que compõem tal biodiversidade; como também um horizonte da ação antrópica sobre esses ecossistemas, fator que colabora para o acirramento de conflitos, que vão desde a ocupação humana da costa, como suas formas de uso ao longo das últimas décadas e suas possíveis implicações no cenário das mudanças ambientais globais.

O presente debate ganha ainda mais relevância quando visa subsidiar o campo da Educação Ambiental dentro de uma discussão que, até então, permanece restrita ao universo das ciências naturais. É nesse sentido, que se propõe essa edição, em que se espera receber contribuições de distintas partes, oferecendo um painel de leitura que seja capaz de atualizar o debate em torno a esse tema.

Para tanto, serão aceitos nessa edição: artigos acadêmicos relativos à temática proposta e artigos acadêmicos de tema diverso à proposta apresentada. Os demais trabalhos como relatos de experiências; entrevistas; sessões de trabalhos fotográficos e resenhas relativos ao tema entrarão na submissão de fluxo livre da Revista Ambiente & Educação.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a sua conformidade em relação a todos os itens listados a seguir. Salientamos que aquelas que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. Desse modo, o trabalho deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista da Ambiente & Educação.

Formatos de trabalhos aceitos para esse Dossiê

A) Artigos:

  • Os artigos científicos submetidos deverão obedecer o seguinte formato: fonte Arial 12; espaçamento entre linhas de 1,5 cm, e recuo da primeira linha de 1,25cm; Alinhamento de 3 cm margem superior e direita; 2,5 cm para margem inferior e esquerda; título principal fonte Arial 12 em negrito caixa alta; subtítulos devem estar em fonte Arial 12 negrito.


  • O uso das citações diretas e indiretas devem seguir as normas da ABNT. E o artigo deve conter no mínimo 20 laudas e no máximo 30 laudas com as referências.


  • O artigo deverá vir acompanhado de um resumo em português e outro em inglês com título, contendo no máximo dez linhas e quatro a cinco palavras-chave.


B) Relatos de Experiência:

  • Os relatos de experiência devem estar adequados ao tema proposto no presente Dossiê, ou tangenciar práticas educativas ligadas à Educação Ambiental em áreas costeiras, contemplando projetos de extensão/ensino/pesquisa.


  • Poderão ser submetidos relatos de experiências de 10 a 15 páginas, incluindo a bibliografia.


  • O trabalho deverá ser apresentado em formato eletrônico (doc. docx), configurando a página para o tamanho de papel A4, com orientação retrato, margem superior e esquerda igual a 3 cm, inferior e direita igual a 2 cm. Deverá ser utilizada a fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 em todo o texto, parágrafo de 1,25 cm, alinhamento justificado, à exceção do título.


  • O título do relato de experiência deverá ser apresentado em português e em idioma estrangeiro. Deverá ser centralizado, escrito em letras maiúsculas, em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14. Se houver subtítulo, o mesmo deverá estar em letras minúsculas.


  • A identificação do (a)(s) autor (a)(as)(es) do texto deverá estar abaixo do título e ser seguida de nota de rodapé, com titulação, curso, unidade e endereço eletrônico de cada autor.


  • O uso das citações diretas e indiretas, se houverem, deverão seguir as normas da ABNT, assim como as imagens, tabelas e gráficos. 


  • As notas de rodapé, quando existirem, deverão ser numeradas automaticamente em algarismos arábicos em ordem crescente.


  • As referências bibliográficas citadas no interior do texto, bem como as apresentadas ao final do artigo, deverão também obedecer à normatização da ABNT.


C) Entrevistas:

  • As entrevistas, de até 10 páginas, deverão ser inéditas, dando destaque a importantes expoentes e debates relativos ao tema proposto no presente Dossiê, incluindo notas e referências.


  • O trabalho deve ser apresentado em formato eletrônico (doc. docx.), configurando a página para o tamanho de papel A4, com orientação retrato, margem superior e esquerda igual a 3 cm, inferior e direita igual a 2 cm.


  • Deverá ser utilizada a fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 em todo o texto, parágrafo de 1,25 cm, alinhamento justificado, à exceção do título.


  • O título da entrevista deverá ser apresentado em português e em idioma estrangeiro. Deverá ser centralizado, escrito em letras maiúsculas, em negrito, fonte Arial, tamanho 14. Se houver subtítulo, o mesmo deverá estar em letras minúsculas.


  • A identificação do (a)(s) autor (a) (as) (es) do texto deverá estar abaixo do título e ser seguida de nota de rodapé, com titulação, curso, unidade e endereço eletrônico de cada autor.


  • Deverá ser enviado à comissão do presente Dossiê a autorização da entrevista demonstrando comum acordo para publicação da mesma por parte do entrevistado.


D) Trabalhos Fotográficos:

  • Poderão ser submetidas sessões de trabalhos fotográficos relativas ao tema do Dossiê, com até 5 fotos, com resolução mínima de 300 dpi. Cada fotografia deverá ser disposta em página A4, margem superior e esquerda igual a 3 cm, inferior e direita igual a 2 cm.


  • Deverá ser elaborado um resumo científico de até 15 linhas em fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples, seguido pelas palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco) para indexação, com alinhamento justificado, separadas por ponto, seguidas de inicial maiúscula.


  • Serão publicadas apenas duas sessões de trabalhos fotográficos nesta edição.

Mais informações:

Data limite para submissão: 19 de outubro de 2020.
Publicação: primeira quinzena de dezembro de 2020.
Para saber mais: https://periodicos.furg.br/ambeduc/about/submissions