#PodcastRibombo discute Política Estudantil


Um episódio um tanto quanto diferente foi lançado pelo Ribombo. O tema nem tanto, mas os ideais representados pelos participantes, sim. Devo dizer que até estranhei a realização desse episódio, mas dado o contexto atual da Educação brasileira, no nosso caso a Educação Superior, considero pertinente o debate.

E para tratar da tão necessária, divergente e conturbada política estudantil, foram convidados três participantes que seguem três ideologias políticas distintas que defendem métodos que buscam uma melhoria para todas as partes envolvidas no processo educacional (uns bem mais do que outros), em especial para os alunos, que quando necessitados, não encontram mãos estendidas para se erguerem, com raríssimas exceções. Os convidados do programa são o Douglas Duarte (PDT/Pel), e meus colegas de turma Eduardo Dasso (PT/DCE-FURG) e Guilherme Couto (UJC/PCB-Rio Grande), que conta com a apresentação do professor Felipe Nóbrega.

Portanto, você que já não faz mais parte dos debates que permeiam todo esse universo estudantil, ouça esse episódio para relembrar dos bons tempos das discussões sem fim que muitas vezes não levava à nada (a não ser às lavações de roupa-suja entre organizações hehe); ou você que ainda não teve oportunidade de vivenciar a maravilha de uma assembleia estudantil, tenha um gostinho do que a envolve. Mesmo com esses pontos levantados, tenho obrigação de dizer que mesmo que as assembleias dos estudantes sejam massantes e as vezes cheias de discussões desnecessárias, é o nosso local de organização em busca de melhorias os estudantes, que por vezes, têm seus espaços de atuação minados por forças "exteriores" - leia-se professores, reitoria e por incrível que pareça, até próprios estudantes - que visam cada vez mais diminuir nossa força dentro da universidade.

Ouçam e compartilhem pelos links:



Google Podcasts:


E também na página da Furghttps://salapodcast.furg.br/podcast/ribombo

Participantes: Douglas Duarte, Eduardo Dasso, Felipe Nóbrega e Guilherme Couto
Coordenação do projeto: José Vicente de Freitas e Felipe Nóbrega
Direção e edição: Alisson Lucena



Graduando em História (FURG).
Tema de pesquisa: A potencialidade da Educomunicação no Rap Paulista