#PodcastRibombo sobre Jornalismo e História


Esperei propositalmente alguns dias após o lançamento desse episódio para escrever essa postagem, optei por esperar um evento muito importante pra mim e que, dependendo de qual fosse o resultado desse evento, minha escrita seria influenciada por ele. E qual seria esse tão importante evento? Vos digo: Corinthians e Palmeiras! E como já é de praxe, o Todo Poderoso Timão mais uma vez saiu vitorioso desse embate contra os adversários suínos, portanto, estou feliz e, também, por coincidência, no dia de ontem no RU (restaurante universitário) deram carne de porco para a gente, então comi bem.

O episódio da semana trata de um assunto um tanto quanto polêmico, trata do já antigo embate entre jornalistas e historiadores. E pra falar do tema, recebemos uma convidada que orbita entre as duas esferas, a palmeirense, embora mui querida Thalita Gallucci, que é formada em jornalismo e atualmente cursa História na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), no entanto, tendo um período de permanência aqui em Rio Grande no ano passado, onde tive o prazer de conhecer essa figura super gente boa, a qual me afeiçoei muito - já disse que ela é palmeirense? Também, o episódio marca o retorno da grande mente por trás da direção e edição dos podcasts do Ribombo, o Alisson Lucena (menino Alisson pros íntimos), além da participação do professor Felipe Nóbrega.

Os participantes conversam um pouco sobre as fronteiras de cada área no trato da informação. Onde, nos dias de hoje, surgem figuras que, como o famoso Eduardo Bueno, vulgo Peninha, mesmo sendo jornalista e não possuindo formação alguma em História, consegue dar uma aula de História do Brasil melhor que doutores com anos de experiência no assunto. Qual o fenômeno por trás disso? Onde nós historiadores erramos? Leia As Linhagens do Estado Absolutista, do historiados Perry Anderson e tende entender alguma coisa que você verá onde está nosso erro. Para além disso tudo, a Thalita nos fala um pouco sobre como é estar no meio dessas duas áreas aparentemente antagônicas, e também sobre como é trabalhar nesses campos que envolvem fatos, sujeitos, tempos, metodologias e políticas (essa parte eu copiei da descrição do episódio no Spotify).

Dito tudo isso, junte-se a nós para essa conversa repleta de histórias e com toda a desenvoltura possuída pela Thalita, como também com energias que ela sabe transmitir, e por tudo que já pude conversar e pelos momentos que convivemos juntos, só me fizeram a admirar e a sentir muitas saudades, já que ela foi-se daqui de "Big River", mesmo ela sendo palmeirense.

Ouçam e compartilhem pelos links:



Google Podcasts:

Radio Publichttps://radiopublic.com/ribombo-6vr0kX/s1!4745e

E também na página da Furghttps://salapodcast.furg.br/podcast/ribombo

Participantes: Alisson Lucena, Felipe Nóbrega e Thalita Gallucci
Coordenação do projeto: José Vicente de Freitas e Felipe Nóbrega
Direção e edição: Alisson Lucena




Graduando em História (FURG).
Tema de pesquisa: A potencialidade da Educomunicação no Rap Paulista.