Quem somos

Ribombo é o nome dado a um novo grupo de pesquisa e estudos criado em 2018 e resulta do envolvimento com investigações, atividades de ensino, extensão e de gestão em políticas públicas em educação ambiental ao longo das últimas duas décadas. Como perspectiva, busca estudar os fundamentos da EA, bem como a educação ambiental articulada ao tema das mudanças ambientais globais, fenômeno que traspassa a experiência civilizatória contemporânea, e a questão dos objetivos do desenvolvimento sustentável. 

Utiliza o blog como uma das suas estratégias de comunicação e intercâmbio, buscando publicizar a produção acadêmica, disseminar informações e socializar fontes de pesquisa e a produção de material audiovisual.


 
 José Vicente de Freitas
  Coordenador

Doutor em Ciências Humanas (História e Sociedade pela UNESP – Faculdade de Ciências e Letras de Assis/SP). Durante o curso de doutorado, realizei estudos especializados na Universidade Nova de Lisboa (1994) e na Katholieke Universiteit Leuven (1995). Professor Associado IV na Universidade Federal de Rio Grande (FURG), vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e Informação (ICHI). Atuo no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) desta universidade desde 1998 vinculado a Linha de Pesquisa “Fundamentos da Educação Ambiental”. Na condição de Gestor Público, atuei no Ministério da Educação, tendo ocupado o cargo de Coordenador-Geral de Educação Ambiental (2011-2014). Representante do MEC na Comissão Organizadora Nacional da Conferência Rio + 20 (2011-2012). No Ministério do Meio Ambiente, exerci o cargo de Coordenador do Programa Agenda 21 Brasileira, na Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (2008-2011). Secretário-Executivo da Comissão de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 Brasileira – CPDS (2008-2011). Atuei na execução de Acordos de Cooperação Técnica Internacional (multi e bi- lateral), envolvendo países africanos de língua portuguesa, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e os países sul-americanos alcançados pela bacia platina: Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Participei da implementação do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata (2007-2008). Representante do Ministério do Meio Ambiente no Conselho de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon (2007-2009). Representante do Ministério do Meio Ambiente no Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos – CFDD, Ministério da Justiça (2009). Consultor ad hoc da UNESCO, PNUD e OTCA.
Graduação em Zootecnia (UNESP), especialização em Turismo Ambiental (SENAC), mestrado e doutorado em Recursos Florestais (ESALQ/USP).




Felipe Nobrega Ferreira
Graduação em História (FURG), 
mestrado em História (UFRGS) e doutorando em Educação Ambiental (CAPES/FURG).
Tema de pesquisa: Fenômenos Ambientais Costeiros e Mudanças Climáticas.
Graduação em Direito (FURG), 
especialização em Direito e Processo, 
mestrado em Educação Ambiental (CAPES/FURG) 
doutoranda no mesmo programa.
Tema de pesquisa: Políticas Públicas.
Graduação em Comunicação Social (UNISANTOS), licencianda em Artes Visuais (UNIP), mestrado em Educação Ambiental (CAPES/FURG) e doutoranda no mesmo programa (CNPq/FURG).
Tema de pesquisa: Educomunicação Socioambiental em Zonas Costeiras.

Graduação em História (FURG) e mestrando em Educação Ambiental (CAPES/FURG).
Tema de pesquisa: História Ambiental.




Graduando em História (FURG).
Tema de pesquisa: Abordagens Qualitativas.
Graduando em História (FURG).
Tema de pesquisa: A potencialidade da Educomunicação no Rap Paulista.



Graduando em História (FURG).
Tema de pesquisa: Pedagogias Decolonialistas.



Douglas Nunes
Graduação em História (FURG)
Tema de pesquisa: Civilização e Modernidade em Cidades Costeiras no Século XIX.

Graduanda em Jornalismo (CNPq/UFPEL).
Tema de pesquisa: Educomunicação Socioambiental.
Matheus Braga Dias
Graduado em História (PAENE/FURG).
Tema de pesquisa: Cinema em Rio Grande/RS.